As várias razões de alguém ser acusado de bruxaria
Olá senhoras e senhores, sei que não escrevo aqui a uns dias, então hoje resolvi falar sobre algo realmente estranho para saciar nossos desejos doentios de conhecimentos bizarros :) (nossa eu sou tão Kawaii.) E não existe coisa tão paranoica quanto os milhares de motivos de alguém ser acusado de bruxaria! O simples fato do seu queijinho estragar poderia ser motivo para um fogueira! Quer mais? Então vamos lá!
Um dia as bruxas eram seres respeitados, consultados e mereciam respeito. De fato isso era muito justo! Os que conheciam a magia curavam doenças com magias ou melhor com remédios que eram a mistura de ervas plantas e tudo mais. As bruxas sabiam como amenizar a dor cuidar de doentes fazer partos, eram de extrema importância para todos os povos, e embora muitas bruxarias não funcionassem sem dúvida existiam várias outras que faziam sentido e com o passar dos anos se transformaram no remédio que você compra pra sua dor de cabeça passar.
Geralmente, as bruxas eram idosas mulheres com bastante conhecimento e experiencia de vida. Mais poderiam ser velhos ou novos com magias e conhecimento da natureza, dos humanos e tudo mais.
Porém suas histórias eram sempre envoltas em mistérios, era tudo suspeito e secreto. Então não demorou muito pra elas virarem "coisa do diabo" com o cristianismo. E assim começou as grandes e intermináveis perseguições dos considerados hereges e que eram contra as leis escritas na Bíblia, que foi ser interpretada ao pé da letra, o que tornava tudo pecado, até as coisas mas comuns
Mais a questão é: Você vive no passado e quer acusar alguém de bruxaria. E olha que não é tão difícil assim.
Pra começar você pode se dar bem se você é um padre ou bispo ou um monge do mal que só quer enriquecer a igreja e a si mesmo. E existiam muitos assim na idade média e na inquisição. Caso você provasse que uma moça viúva era bruxa e a condenassem por algumas das coisas que irei citar, o dinheiro é seu! (COF,COF...da igreja...). Além do mais você pode ter tido uma briga feia com sua amiga e chegar a conclusão que queira que ela seja morta e torturada. Acusando ela de bruxaria você teria a vingança perfeita. As vítimas de acusações eram em sua maioria mulheres. Pois achavam que elas cometiam muito mais pecados entre eles tagarelar e fazer fofoca com as amigas era muito suspeito, eles achavam que você podia estar trocando magias com elas. A boa notícia (ou não) é que você podia passar a culpa pra outro.
(tome cuidado da próxima vez que for conversar com alguma amiga na idade média, você pode passar de "Você viu o novo jardim da Jamisclaise?" Pra prisão.)
Como identificar uma bruxa de vista? Bom, hoje em dia a imagem que temos de uma bruxa é uma moça velha feia com uma vassoura, chapéu pontudo e verrugas. Mas antigamente para os puritanos mais loucos e conservadores, alguém que não trançasse os cabelos podia ser bruxa! Também se misturasse tecidos de roupas diferentes! Ainda bem que essas leis não eram levadas muito a sério. Mas e a nossa imagem atual de bruxa, porque logo assim?
-As verrugas
Não só verrugas mas geralmente vemos bruxas com manchas na pele e marcas no corpo. Isso era porque achavam que uma marca dessas ou sinais podiam ser "a marca do mal" uma evidencia que a pessoa foi marcada pelo demônio.
-A Vassoura
Além das bruxas terem uma vassoura por geralmente serem donas de casa faxineiras e mulheres velhas, voar sobre elas vem de um antigo ritual pagão bem estranho, uma superstição onde um grupo de mulheres nuas dançavam no bosque a noite montadas em vassouras para fortalecer colheita . Não que isso funcionasse, mais se você quiser testar não diga que fui eu que dei a ideia.
-Caldeirão, asa de morcego e calda de serpente!
Como eu disse, as bruxas preparavam remédios e comidas misturando uma porção de coisas, nada mas normal do que praticarem essas misturas em um caldeirão. Mas diferente do que dizem, eram só ervas com apelidos estranhos, não que alguém estivesse usando um rabo de leão (embora ingredientes estranhos são coisas que não faltam em medicinas antigas). Certas folhas pareciam uma asa de morcego, então deram nomes informais as plantas e raízes, que pareciam partes de animas e objetos tornando mais fácil a comunicação. Muitas flores e plantas atualmente ainda levam nomes assim, como rabo-de-gato.
Além dessas coisas deixarem as pessoas desconfiadas de você ser uma bruxa, coisas como, brigar constante com seu marido, trair ele, ou seu queijo ou leite estragar já podiam te acusar! Em Salem por exemplo muitas pessoas relataram achar laticínios estragados em casas de supostas bruxas.
Então já sabe né? Se algum dia você ver necessidade de acusar alguém de bruxaria, invada a casa dela e pergunte pro marido se eles brigaram pelo queijo ter estragado.
E vocês caros amigos? Sabem de mais alguns motivos estranhos de ser acusado de bruxaria?
Se souber não esqueça de compartilhar nos comentários!
|
|
|
|
|
|
V