sexta-feira, 26 de junho de 2015

As várias razões de alguém ser acusado de bruxaria

   Olá senhoras e senhores, sei que não escrevo aqui a uns dias, então hoje resolvi falar sobre algo realmente estranho para saciar nossos desejos doentios de conhecimentos bizarros :) (nossa eu sou tão Kawaii.) E não existe coisa tão paranoica quanto os milhares de motivos de alguém ser acusado de bruxaria! O simples fato do seu queijinho estragar poderia ser motivo para um fogueira! Quer mais? Então vamos lá!
   Um dia as bruxas eram seres respeitados, consultados e mereciam respeito. De fato isso era muito justo! Os que conheciam a magia curavam doenças com magias ou melhor com remédios que eram a mistura de ervas plantas e tudo mais. As bruxas sabiam como amenizar a dor cuidar de doentes fazer partos, eram de extrema importância para todos os povos, e embora muitas bruxarias não funcionassem sem dúvida existiam várias outras que faziam sentido e com o passar dos anos se transformaram no remédio que você compra pra sua dor de cabeça passar. 

Geralmente, as bruxas eram idosas mulheres com bastante conhecimento e experiencia de vida. Mais poderiam ser velhos ou novos com magias e conhecimento da natureza, dos humanos e tudo mais. 
   Porém suas histórias eram sempre envoltas em mistérios, era tudo suspeito e secreto. Então não demorou muito pra elas virarem "coisa do diabo" com o cristianismo. E assim começou as grandes e intermináveis perseguições dos considerados hereges e que eram contra as leis escritas na Bíblia, que foi ser interpretada ao pé da letra, o que tornava tudo pecado, até as coisas mas comuns

  Mais a questão é: Você vive no passado e quer acusar alguém de bruxaria. E olha que não é tão difícil assim.
   
   Pra começar você pode se dar bem se você é um padre ou bispo ou um  monge do mal que só quer enriquecer a igreja e a si mesmo. E existiam muitos assim na idade média e na inquisição. Caso você provasse que uma moça viúva era bruxa e a condenassem por algumas das coisas que irei citar, o dinheiro é seu! (COF,COF...da igreja...). Além do mais você pode ter tido uma briga feia com sua amiga e chegar a conclusão que queira que ela seja morta e torturada. Acusando ela de bruxaria você teria a vingança perfeita. As vítimas de acusações eram em sua maioria mulheres. Pois achavam que elas cometiam muito mais pecados entre eles tagarelar e fazer fofoca com as amigas era muito suspeito, eles achavam que você podia estar trocando magias com elas. A boa notícia (ou não) é que você podia passar a culpa pra outro.

(tome cuidado da próxima vez que for conversar com alguma amiga na idade média, você pode passar de "Você viu o novo jardim da Jamisclaise?" Pra prisão.)

   Como identificar uma bruxa de vista? Bom, hoje em dia a imagem que temos de uma bruxa é uma moça velha feia com uma vassoura, chapéu pontudo e verrugas. Mas antigamente para os puritanos mais loucos e conservadores, alguém que não trançasse os cabelos podia ser bruxa! Também se misturasse tecidos de roupas diferentes! Ainda bem que essas leis não eram levadas muito a sério. Mas e a nossa imagem atual de bruxa, porque logo assim?

-As verrugas


   Não só verrugas mas geralmente vemos bruxas com manchas na pele e marcas no corpo. Isso era porque achavam que uma marca dessas ou sinais podiam ser "a marca do mal" uma evidencia que a pessoa foi marcada pelo demônio.

-A Vassoura 

   Além das bruxas terem uma vassoura por geralmente serem donas de casa faxineiras e mulheres velhas, voar sobre elas vem de um antigo ritual pagão bem estranho, uma superstição onde um grupo de mulheres nuas dançavam no bosque a noite montadas em vassouras para fortalecer colheita . Não que isso funcionasse, mais se você quiser testar não diga que fui eu que dei a ideia.

-Caldeirão, asa de morcego e calda de serpente!


  Como eu disse, as bruxas preparavam remédios e comidas misturando uma porção de coisas, nada mas normal do que praticarem essas misturas em um caldeirão. Mas diferente do que dizem, eram só ervas com apelidos estranhos, não que alguém estivesse usando um rabo de leão (embora ingredientes estranhos são coisas que não faltam em medicinas antigas). Certas folhas pareciam uma asa de morcego, então deram nomes informais as plantas e raízes, que pareciam partes de animas e objetos tornando mais fácil a comunicação.  Muitas flores e plantas atualmente ainda levam nomes assim, como rabo-de-gato.

   Além dessas coisas deixarem as pessoas desconfiadas de você ser uma bruxa, coisas como, brigar constante com seu marido, trair ele, ou seu queijo ou leite estragar já podiam te acusar! Em Salem por exemplo muitas pessoas relataram achar laticínios estragados em casas de supostas bruxas.
  Então já sabe né? Se algum dia você ver necessidade de acusar alguém de bruxaria, invada a casa dela e pergunte pro marido se eles brigaram pelo queijo ter estragado.

E vocês caros amigos? Sabem de mais alguns motivos estranhos de ser acusado de bruxaria?
Se souber não esqueça de compartilhar nos comentários!
|
|
|
|
|
|
V
  



quarta-feira, 10 de junho de 2015

Vitorianos e suas manias "diferentes"

   Já pensou que talvez no futuro algo legal ou normal que fazemos hoje seja considerado estranho horrível ou engraçado? Credo! Que horror eles tiravam fotos no espelho e nem sabiam que na verdade estavam tirando foto de uma realidade paralela completamente contrária a nossa?! Bom, foi mais ou menos o que aconteceu com esses vitorianos ai.
hahaha, alguém entendeu a da imagem? Alguém? Haaa... ;-;


   Na Inglaterra vitoriana, fotos eram uma novidade, e nem todos podiam ter uma e como qualquer novidade o povo fica "empolgadinho" esse foi o resultado.
   E você senhor leitor? Consegue me dizer qual dessas imagens vitorianas possuem alguém morto?


   Se você disse a a da menina na cadeira, parabéns! Você acertou essa menininha morreu. Calma! Calma! Deixa que eu explico. Deixe-me explicar primeira a imagem, como eu disse estavam empolgados com com as fotos e arrumaram um jeito de fazem colagem de fotos (parecia um photoshop arcaico) e voilà! Eles acharam legal e varias fotos sem cabeça apareceram por ai. (Viu, vitorianos não eram só carinhas de chapéu falando complicado e educadamente, eles também  tinham censo de humor!)


   Já a segunda era algo comum na época vitoriana. A moda começou quando um amigo ou familiar da rainha vitoria morreu e ela queria  se recordar dele, mais ela não tinha nenhuma foto dele! Então mandou que tirassem uma foto dele morto, mais não simplesmente dele morto, deveria ser uma foto dele morto parecendo vivo! E assim nasceu as fotos chamadas fotos Post Mortem!
   E esta aqui algumas delas e como parecem de verdade alguém vivo, depois vou falar um pouco de como era feito essa "mágica":


   Pois é amigos quem esta morta ai é a moça de pé! A outra? Vivinha. Mais como sera que ela está em pé? Bem a explicação é simples e é essa daqui.



   Usava-se um suporte por traz como um boneco para tornar o mais realista possível. Um outro método era a maquiagem que dava o jeito de saudável ao morto, também passavam blush por cima da própria foto.

   Bem na minha opinião essa é a mais bem feita foto post mortem é quase impossível pensar que essa menininha não está viva!

  Você deve ter imaginado que o bebê morreu, mais, o que você não imaginou é que o pai também está! E você? Faria algo assim com um parente querido? Escreva nos comentários!
                                                                                
I
I
I
I
I
I
V
  






segunda-feira, 8 de junho de 2015

Um papo rápido sobre desenho.

   Como eu disse  na minha apresentação no blog, embora o conteúdo principal dele ser história, apresentarei pra vocês algumas dicas de como desenhar fora do papel (embora eu me dar melhor com o bom e velho papel e lápis).

     1-Qual mesa digitalizadora você usa?

     Existem vários modelos de mesas, algumas são mega caras outras mais baratas, uma que eu recomendo a compra pois não é tão cara nem tão barata e ainda assim é boa, é a mesa Intuos da Wacon, é a que eu uso e a que a maioria usa também principalmente os desenhistas de mangá (é engraçado, eu quase nunca desenho mangá mas minha mesa tem mangá no nome e o meu programa é japonês) custa uns 500 e pouco. Mais se você quer mesmo desenhar, vale apena.
Algumas pessoas desenham coisas incríveis só com o mouse! Eu acho que não conseguiria :b

   2-Qual programa que você usa?

   A resposta é vários! Eu desenho em qualquer lugar (sério qualquer lugar mesmo!) pra você que tem uma mesa e não sabe que programa baixar, o que eu uso é o Paint Tool Sai também muito usado pelos desenhistas de mangá. Eu paguei por ele, e muitas pessoas quando vão comprá-lo ficam em dúvida se o próprio site do programa é confiável, pois olhando o site ele parece confuso e estranho, mas por minha experiência deu super certo. O link do site oficial em que eu comprei : https://www.systemax.jp/en/sai/
     Caso queiram a minha configuração não tenho um fixa e não desenho a muito tempo por computados mas no caso de esboços sempre uso essa daqui:

(esta saindo algo interessante ai)

     Uso a ferramenta pencil, size 28.0, min size 0, density 42.
    (É não ficou tão mal.)

     Outro lugar no qual costuma desenhar é em meu Ipad. A maioria das pessoas não se sentem a vontade desenhando lá mas eu me dou bem com ele. Pra isso eu uso o Sketches, um aplicativo grátis disponível apenas para aparelhos da Apple existe uma versão paga dele mais eu fico com a grátis mesmo XD
(Um desenho meu feito por Sketches)
    Para as pessoas que não querem pagar de jeito nenhum por um programa de PC temos a alternativa do Portal de desenho do Gartic (isso mesmo Gartic! Aquele jogo online!) existe uma opção de desenho livre nele mais simples do que o Paint Tool, mais muito usado!
    Não esqueçam de acompanhar o blog para mais conteúdo histórico ou qualquer outra coisa que eu esteja afim (wararawaraaaa!!!) sugiram postagens legais ai nos comentários.
I
I
I
I
V


domingo, 7 de junho de 2015

Henrique Oitavo, O Pegador


   Haaaaaaa, idade média, um lugar cheio de cavalheirismo romântico... Só que não. Esta certo que a idade media tinha seus românticos, mais nosso querido Tudor (haaa Tudors por que tão maníacos..?) Herry não era um deles.
   Henry era rei da Inglaterra e teve SEIS esposas e você já acha que 3 é muito? Bom, não pra esse cara, e se já não era demais divorciar-se e deixar tantos corações partidos, ele partiu as cabeças delas também, ha, que amigável. Vamos dar uma olhada nessa linda árvore genealógica.
   -Daqui a pouco ficarei velho.-
    disse Henry
   -E não terei nenhum homem para herdar minha coroa.
    Pensando nisso ele resolveu achar uma noiva que lhe desse um filho homem, mais a busca foi mais difícil do que imaginava...
    
    Primeiro se casou com Catarina de Aragão 

     -Maravilha! agora posso ter um herdeiro e morrer em paz. (No final da vida ele ficou doido achando que todos iam matar ele)


    Engravidou! O filho morreu.
    Engravidou! O filho morreu.
    Engravidou! O filho morreu.
    Engravidou! O filho morreu.
    
    E assim por diante, ela engravidou 6 vezes! (O mesmo número de esposas dele que coincidência bizarra não?) Mais só um bebêzinho viveu e adivinhe só, uma menina, Mary, conhecida como Bloody Mary (sim você já ouviu esse nome e não é coincidência) que bem mais tarde se tornaria uma rainha muito, muito má.
   
   -Essa idiota não consegue me dar nenhum filho homem! Quer saber cansei, me divorciei.  

    Sua segunda esposa foi Anne Boley, sua esposa favorita, mais lhe deu outra filha Elizabeth I, essa você conhece e também sabe que foi rainha e uma admiradora de decapitação como seu pai, e aliás sempre achei que a rainha de copas foi inspirada nela.




  qualquer semelhança, pra mim não é coincidência...


    E Herry achou que ela estava flertando com outro homem, bom, e ele mandou cortar a cabeça de Anne e para isso contratou um espadachim treinado!
    
    -Isso está ficando difícil-
    disse Herry

    A próxima foi Jane Seymour, morreu no parto de um menino, pena que o príncipe morreu ainda criança.

    Que rei azarado! A proxíma foi Anne the Cleves
    Ele se apaixonou pela pintura dela (acho que era não essa, deve ter sido uma pintura mais bonita!) 
    E propôs pra ela casamento sem ver pessoalmente. (parece até namoro virtual) E quando ela chegou lá ele disse:
    -Credo! Parece um cavalo! Me divorcie.

     A próxima foi Catherine Howard.

   Era muito novinha, gostava de festas, por isso Henry achou que ela estava flertando com outros, pobre Catherine terminou sem cabeça também...
  
   Finalmente! Sua última esposa a sortuda Catherine Parr (Quanta Cath não?)
Henrique morreu antes dela, ela sobreviveu!!! E vocês que acham? se ele continuasse vivo, ela acabaria morta? de sua opinião nos comentários!!
]
]
]
V


Olá senhoras e senhores eu sou a Julia, e esse é meu blog!

    Mas não me chamem de Julia, nomes humanos são monótonos sabe? Pode me chamar, sei lá, Alguém? É, alguém é um bom nome. Emfim esse é um blog feito pra postar sobre coisas que eu gosto (geralmente particularmente medonhas) 
   Sou apaixonada por história, mais não muito bem a que aprendemos na escola, sou apaixonada pelas partes mais estranhas dela mesmo, e provavelmente você vai ver coisas sobre a idade média e seu terríveis reis malucos (malucos mesmo as coisas mais bizarras sobre eles) talvez sobre os seres mitológicos mais estranhos em que os persas acreditavam, é você entendeu.
   Também gosto muito de desenhar, principalmente personagens de desenhos e filmes que eu admiro, irei postar os meus melhores :b 
    Além disso gosto de jogar, mais não me considero gamer, aquele cara ou aquela garota que sabem tudo sobre jogos e tal, e vocês vão se deparar talvez com algumas construções minhas no minecraft, ou algumas dicas de server e minigames. 
   E é claro coisas bizarras e zoeira, pois zoeira é algo imortal.